11.10.02

Enquanto saio para pedalar, deixo esse pequeno fragmento...


Por alguns segundos, naquele pequeno instante entre o "adeus" e o clicar do telefone, toda a dor transpareceu. Sua face, usualmente fria aqueceu-se com o fogo cruel e farpado da separação. Por trás da máscara de ódio, todo um oceano de dor. Vagas cada vez maiores ameaçavam submergir algo de puro e belo que procurava desasperadamente se segurar em algo para ficar à tona.
A imperatriz brincava com seu pequeno broche, que tinha gravado em cobre a imagem de um pelicano, enquanto parecia pensar no que fazer. A côrte não parecia mais tão interessante quanto antes, antes de tudo à sua volta se desintegrar num turbilhão de caos e sombras. Pesadelos de sombra e fogo a assaltavam quando tentava relaxar, e sua pele alabastrina começava a mostrar sob seus olhos invernais o tributo ao seu sono roubado.
Havia um sussurro contínuo à sua volta, e talvez se ela prestasse atenção perceberia que os "nobres" à sua volta se moviam como moscas, como insetos, pateticamente diminutos em sua visão e medíocres em suas ambições. Mas no meio desta pequena turba, destacava-se exatamente por não se destacar um jovem staret em seu hábito cinzento, que sorria ao ver os pequenos jogos sociais à sua volta. Recolhido em seus pensamentos, ele parecia atravessar todo o barulho carregando em si um pequeno círculo de quietude. Ao esticar sua mão para apanhar uma taça de vinho, seu olhar cruzou por breves instantes com o da imperatriz. E como um esgrimista medindo seu oponente, o jovem monge esqueceu-se da etiqueta palaciana e olhou para dentro daquela tempestade de neve.
A imperatriz, surpresa pela ousadia daquele staret, devolveu-lhe o olhar com a expressão mais gélida que podia lançar, uma expressão galvanizada pelas decepções de anos e pela imensa solidão dentro de seu peito, que ameaçava tragar-lhe a alma se ela a observasse com um pouco mais de atenção. Mas aquele staret, que havia caminhado pelas ruínas da Babilônia e escalado suas pirâmides, e dançado ao lado de Pan, sorriu com os olhos famintos em sua direção. Ele havia visto algo, que ela não sabia e isto a assustava...

[ continua]

Nenhum comentário: