24.3.03

Perguntaram-me outro dia o que seria uma sociedade "ideal". Depois do acesso de riso, pensei nesse texto, e compartilho aqui com vocês...

A Maioria - Thoureau

Deixemos que cada um diga que tipo de governo mereceria seu respeito, o que já seria um passo na direção de obtê-lo. Afinal, na prática permite-se que a maioria governe (e se perpetue no poder) em nome do povo; não porque a maioria provavelmente esteja mais certa, nem porque isso é mais justo para a minoria, mas porque a maioria é fisicamente mais forte.
Um governo em que a maioria decide tudo não se baseia na noção que as pessoas possuem de justiça. Será impossível que exista um governo que decida o que é certo ou errado com base na consciência, e não na maioria? Ou um governo que decida por maioria apenas as questões para as quais esse método seja conveniente? Deve o cidadão renunciar à sua consciência em favor do legislador?
Penso que devemos ser em primeiro lugar homens e só em segundo lugar súditos. Não se deveria cultivar acerca da lei o mesmo grau de respeito que temos pelo direito. A única obrigação que assumo é a de fazer aquilo que considero direito.
A lei nunca tornou os homens mais justos. Mas, por respeito a ela, até os mais bem-intencionados tornam-se diariamente agentes da injustiça; as pessoas a serviço do governo são simples fantoches desprovidos de sua humanidade; são levados a agir mecanicamente contra o seu bom-senso e contra as suas inclinações pessoais."

Nenhum comentário: