13.12.02

Hah!

EUA pedem desculpas à Espanha por confusão com mísseis Scud

Mísseis foram descobertos em meio a carregamento de cimento
12 de dezembro, 2002
Às 4:13 PM hora de Brasília (1813 GMT)

MADRID (CNN) -- O ministro da Defesa da Espanha, Federico Trillo, recebeu um telefonema de "desculpas" do subsecretário de Defesa norte-americano, Paul Wolfowitz, pelo envolvimento do país na invasão de um navio norte-coreano que transportava mísseis Scud para o Iêmen.

Um alto assessor de Trillo disse à CNN nesta quinta-feira que Wolfowitz "se desculpou pelo resultado da operação", ocorrida na segunda-feira no oceano Índico e revelada no dia seguinte pelas autoridades.

Por outro lado, Wolfowitz elogiou, no telefonema dado na noite de quarta-feira, a Marinha espanhola pelo bom trabalho feito na interceptação do navio.

Forças norte-americanas e espanholas invadiram o cargueiro So San em alto-mar, a cerca de 1.000 quilômetros ao sul de Iêmen.

As autoridades iemenitas protestaram contra a apreensão, afirmaram que as armais haviam sido adquiridas por meio de um contrato e se destinavam à defesa do país. Os Estados Unidos decidiram, na quarta-feira, liberar o navio após receberem garantias de que o carregamento não seguiria para um terceiro país.

O Iêmen disse esperar que o navio chegue a um porto do país até sábado.

Os mísseis – 15 do tipo Scud, alguns com capacidade para atingir alvos a 640 quilômetros de distância – estavam guardados em meio a um carregamento de sacos de cimento.

O serviço secreto dos Estados Unidos rastreou o navio desde sua partida, de um porto norte-coreano.

Uma autoridade do ministério da Defesa da Espanha classificou a decisão de Washington de liberar o navio como "estranha".

Segundo a fonte, a declaração sobre a carga a bordo, detalhada em 25 páginas, não mencionava o Iêmen como destino e nem a presença dos mísseis Scud. Falava apenas que o So San levava 2.000 toneladas de cimento para o Djibuti

Nenhum comentário: